Jane Carteira é repreendida por colega por reclamar dos atendimentos nos CRAS, em Pinhais
“Estou triste com isso”, diz Vereadora Jane Carteira, ao relatar na tribuna o sofrimento das pessoas que buscam ajuda nos Cras e não são bem atendidas, que acabam procurando ajuda junto a vereadora.
Na sessão plenária desta Terça-feira (13), a vereadora Jane Carteira usou a Tribuna para reclamar do atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), do Município de Pinhais
“Eu queria pedir para as pessoas que atendem lá nos Cras, que atendam as pessoas com mais sensibilidade, com mais humildade, acolhimento aquelas pessoas que chegam pedindo uma cesta básica. Gente, só quem já passou fome sabe o que é”, disse a vereadora.
ASSISTA:
PINCELADINHA
Vereador Binga usou a Tribuna para, segundo ele, dar uma “pinceladinha” na fala da vereadora Jane, dizendo que “muito importante, quando vai falar não generalize, traga qual é o Cras, qual é o funcionário, tem muita gente que atende muito bem”. Binga defendeu o governo municipal, apelou para que a base discuta primeiro com a prefeita do Município de Pinhais.
ASSISTA:
SOLIDARIEDADE
Vereador Joãozinho Ribeiro defendeu a fala da vereadora dizendo “a senhora está de parabéns, a senhora está no seu papel. A Senhora tem toda autoridade de ir até o Cras e usar do instrumento do seu mandato e determinar que atenda, porque o povo de Pinhais está precisando de ajuda”.
Vereador Arnaldo do Vizinho Solidário se solidarizou com a colega vereadora. Assista:
Vereadora Jane Carteira está exercendo seu segundo mandato no Legislativo de Pinhais, reeleita em 2020, pelo PROS, com 1.102 votos, se tornando única mulher eleita para composição legislativa, que conta com 17 cadeiras.
Obviamente, Jane merece todo nosso respeito e solidariedade. A nobre Vereadora não merece ter sua voz cassada, ou aconselhada a baixar a voz, ou que deixe de dar eco a voz dos seus eleitores e munícipes em geral. Sua eleição vitoriosa, como também a dos demais colegas vereadores, foi e é exatamente para este fim, ser a voz do povo.
Por justiça, seria importante que, na próxima sessão, o presidente da casa, o Excelentíssimo Senhor Vereador Marcinho, reconhecesse a fala da vereadora Jane Carteira, e que seja garantido a ela o direito de voz, sem ser impedida ou importunada pelos demais edis.
Thais lima – portal fala pinhais
O parágrafo único do artigo 1º da nossa “Constituição Cidadã” destaca que “todo o poder emana do povo”. Abraham Lincoln (1865) destacou que democracia é o governo do povo (legitimidade à origem do poder político do governo), pelo povo (exercício do poder político) e para o povo (finalidade do poder político). Rousseau (1778) ressaltou que “o Poder Legislativo pertence ao povo, e não pode pertencer senão a ele”.
POVO: VEZ E VOZ
Cabe à Câmara de Vereadores a visão de aproximar as pessoas do exercício do poder; a missão de desenvolver ações contínuas de aproximação com a população; os valores de respeito às pessoas e ter como objetivo o de proporcionar ações que estimulem a participação da comunidade e de integrar a Câmara de Vereadores com a sociedade através de um plano estratégico de comunicação, de audiências públicas, de sessões itinerantes (nos bairros), de plenárias temáticas, da criação de uma ouvidoria, de enquetes e pesquisas de opinião, do amplo e irrestrito acesso do povo aos gabinetes parlamentares e de uma ampla divulgação e transparência de suas atividades.
A Câmara de Vereadores tem a obrigação legal de ser um espaço democrático para a plena participação da sociedade, dando-lhe direito a “vez e voz”, para que os desejos da população sejam atendidos e que sejam proporcionados avanços significativos na vida das pessoas.
A Câmara de Vereadores deve ser um local democrático por excelência e sempre em sintonia com a população, estando sempre atentos às necessidades e reivindicações da comunidade e representando os interesses e anseios da nossa comunidade, agindo em prol do bem-estar e anseio coletivo.
Minha Solidariedade a Vereadora Jane Carteira!
Assista na íntegra a sessão plenária, de 13/04/2021: