fbpx
Connect with us

Disque Idoso

Com mais divulgação, Disque Idoso já recebeu 590 denúncias em 2019

Publicado há

em

Número é maior que nos dois anos anteriores e aumento se deve ao reforço no serviço e no atendimento, com mais divulgação, qualificação dos profissionais e aproximação com instituições e organizações que trabalham com a área da pessoa idosa.

Nos primeiros cinco meses de 2019 já foram registradas 590 denúncias pelo Disque Idoso, um canal de atendimento da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. A grande maioria delas por violência física praticada por familiares, com associação ao uso de drogas e bebidas alcoólicas. Os dados são do Departamento de Políticas Públicas para Criança, Adolescente e Idoso da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho.

A secretaria está promovendo um evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho.

O número reflete um aumento significativo, já que em todo o ano de 2018 foram recebidas 788 denúncias (289 até maio), enquanto em 2017 foram 676 (237 até maio). O crescimento é reflexo de uma nova política adotada pela gestão Ratinho Junior, com maior divulgação do serviço, qualificação dos profissionais e aproximação com instituições e organizações que trabalham com a área da pessoa idosa.

“Atendemos de forma humanizada, prestando orientações e encaminhamentos as pessoas que realizam denúncias”, diz o psicólogo José Sobieray, responsável pelo serviço. Ele destaca também que a violência contra a pessoa idosa não se manifesta apenas em agressões físicas, mas, muitas vezes em sua vertente psicológica, como negligência e discriminação ou, ainda, em apropriação de dinheiro e abandono.

FUNDAMENTAIS – Para o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, a divulgação do Disque Idoso e a conscientização sobre a importância das ligações são fundamentais. “O cuidado com a população idosa é uma prioridade do governo Ratinho Junior, mas toda a sociedade é responsável. É muito importante que todos estejamos atentos aos direitos das pessoas com mais de 60 anos, e que acionemos o Disque Idoso no caso de desrespeito a esses direitos, principalmente quando há suspeita de violência e maus-tratos”, afimou.

“É necessário informar não apenas os idosos sobre os direitos, mas também os filhos, netos e pessoas da família que cuidam deles”, destaca o coordenador da Política do Idoso da Sejuf, Matheus Mokdese.

GRATUITO – O Disque Idoso Paraná é um serviço telefônico estadual gratuito ligado a um banco de dados que coloca à disposição da população orientações sobre os direitos da pessoa idosa, presta informações, encaminha denúncias e sugestões sobre serviços públicos.

O serviço disponível nos 399 municípios paranaenses, foi implementado em 1997. No mesmo ano foi instituído o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI), órgão que atua na defesa dos direitos dos idosos, congregando e conjugando esforços dos órgãos públicos, entidades privadas e grupos organizados em favor da plena inserção da pessoa idosa na vida socioeconômica, política e cultural do Estado do Paraná, eliminando toda a forma de preconceito.
S E R V I Ç O
DISQUE IDOSO: 0800 41 0001 (ligação gratuita e sigilosa)
Atendimento: segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.
E-mail: disqueidoso@seds.pr.gov.br
Outros fones úteis:
Disque-Denúncia: 181
Ministério Público do Paraná: (41) 3250-4000
Polícia Civil: 197
Polícia Militar: 190

BOX1
Evento marca Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

No dia 15 de Junho é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, por meio da Escola em Educação de Direitos Humanos (Esedh) e da Coordenação da Política Pública da Pessoa Idosa, vai promover um Seminário com o intuito de sensibilizar a sociedade para o combate a violência contra pessoas idosas, que deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos. 

O evento acontece no dia 14 de junho, sexta-feira, das 13h às 17h, no auditório Mario Lobo, do Palácio das Araucárias, em Curitiba. O seminário é destinado a pessoas idosas, gestores, conselheiros municipais e estaduais, técnicos da área da pessoa idosa, escritórios regionais e demais interessados da comunidade no tema.

“Vamos promover o debate sobre o crescente número de pessoas idosas que são acometidos por algum tipo de violência. Pensar políticas públicas de promoção e proteção da Pessoa Idosa”, disse a diretora do Departamento de Políticas Públicas para a Criança, Adolescente e Idoso, Ângela Mendonça.

Para fazer a inscrição, acesse AQUI

BOX2
Governo atua efetivamente na garantia de direitos da pessoa idosa

No Paraná, os idosos representam 11,2% da população – aproximadamente 1,3 milhão de habitantes com mais de 60 anos, segundo o último Censo do IBGE (2010). Criada por meio da Lei nº11863/1997, a Política Estadual dos Direitos do Idoso tem por objetivo assegurar os direitos da pessoa maior de 60 anos, oferecendo condições para sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. 

Com a Política da Pessoa Idosa, o Plano Estadual envolve todos os órgãos e entidades governamentais a fim de que somem esforços para realizar cada uma das ações propostas, tornando o Estado um espaço propício à vivência da cidadania plena da pessoa idosa de qualquer condição econômica ou social.

A Coordenação da Política da Pessoa Idosa é responsável pela Política Estadual do Idoso no estado, planejando ações, realizando o acompanhamento e fazendo o monitoramento de programas, projetos e ações relacionados aos direitos da população idosa em âmbito estadual.

Dentre as principais atividades da Coordenação da Política da Pessoa Idosa, estão: monitoramento do Plano Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná; assessoramento aos municípios para a criação e implantação dos conselhos e fundos municipais; assessoramento aos municípios para a elaboração e implementação do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; integração e articulação da política entre os escritórios regionais da Secretaria e demais órgãos da administração pública estadual; enfrentamento às violências contra a pessoa idosa; distribuição de materiais e o Disque Idoso Paraná.

O secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, reforça que o objetivo das ações é dar visibilidade à Política Estadual dos Direitos do Idoso. “Mobilizar e ampliar o nível de informação da sociedade sobre os direitos e garantias a eles conferidos são aspectos essenciais para garantir uma vida digna e de respeito à pessoa idosa”, afirma o secretário.


Sou Anderson Barbosa, editor-chefe do Fala Pinhais Fale Comigo: barbosa@falapinhais.com Saiba mais sobre mim: www.facebook.com/BarbosaCWB

Continue lendo
Comercial
Clique aqui para Comentar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso Facebook

Caso de Policia2 anos ago

PCPR e PF prendem estudante acusado de abuso de crianças, em Foz do Iguaçu

A operação contou com um mandado de busca e apreensão. Por meio de diligências cibernéticas, a equipe policial identificou cerca de...

Beleza2 anos ago

Micropigmentação capilar bomba em 2023

Consolidada na Europa e Estados Unidos, a micropigmentação capilar começa a surgiu como uma forte tendência em 2022, no mercado...

Geral4 anos ago

Motociata com Bolsonaro no RS está marcada para o próximo sábado (10)

No próximo sábado, 10 de julho, está confirmado o passeio de moto com o presidente Jair Messias Bolsonaro em Porto...

Geral4 anos ago

Botão do Pânico gera 200 atendimentos e Estado amplia acesso a mulheres de mais cidades

Neste mês, uso do aplicativo foi ampliado para São José dos Pinhas, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do...

Geral4 anos ago

Polícia Civil conclui identificação de 99% das coletas no IML de Curitiba

Das 2.331 coletas de impressões digitais coletadas em cadáveres, 2.316 levaram à correta identificação dos corpos por esta forma de...

Geral4 anos ago

URGENTE: Lázaro Barbosa acaba de ser preso

Forças de Segurança acabam de anunciar prisão de Lázaro Barbosa. Governador Ronaldo Caiado destacou em primeira mão a prisão do...

Geral4 anos ago

Prefeito de Chapecó anuncia Motociata com Bolsonaro na próxima semana

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, recebeu nesta terça-feira a confirmação da vinda do presidente Jair Bolsonaro a Chapecó, no...

Geral4 anos ago

Já escutou falar em “manterrupting”?

Essa é uma nova expressão que corresponde à junção dos termos em inglês “man” (homem) e “interrupting” (interrompendo). Significa o...

ESTADO DO PARANÁ4 anos ago

Novo Decreto assinado pelo Gov Ratinho entra em vigor a partir de sexta-feira. Saiba mais!

Para reforçar as ações do novo decreto, governador Ratinho disponibilizará mais policiais, fiscalizações e blitzes.

Geral4 anos ago

Frio intenso e geadas podem romper hidrômetro e causar transtornos, alerta Sanepar

As baixas temperaturas favorecem o congelamento da água dentro dos canos, fazendo com que estourem. A proteção do hidrômetro pode ser...

Advertisement
Advertisement