fbpx
Connect with us

Geral

Cerca de 400 casas foram atingidas pelo temporal em Pinhais

Publicado há

em

Por volta das 5h da manhã temporal passava por Pinhais deixando rastro de destruição residencial em vários bairros do município, há registros de centenas de casas destelhadas.

Pinhais e demais cidades da Região Metropolitana de Curitiba foram atingidas por um temporal com granizo, vendaval e raios no final da madrugada desta quinta-feira (30). A chuva começou por volta das 5h e além de assustar os moradores, provocou estragos em muitas regiões. As chuvas fortes estavam previstas pelo  Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) e atingiram não somente a RMC, como também outras áreas do do Paraná. O tempo deve ficar instável ao longo de todo o dia.

Estragos

Segundo o Simepar, a tempestade está seguindo para o Estado de São Paulo. O ponto crítico do temporal ocorreu em 15 minutos com um volume de 11 milímetros. A previsão segue sendo de chuva durante todo o dia, mas de maneira menos volumosa.

Segundo a Defesa Civil do Paraná, em Curitiba cerca de 500 casas foram atingidas, além de outras 400 em Pinhais, 300 em Quatro Barras, 250 em Piraquara, 200 e São José dos Pinhais e 125 em Colombo. Não há números consolidados de Rio Branco do Sul, cidade mais atingida pelo granizo na RMC.

No bairro Bacacheri, algumas pedras de granizo chegaram quase ao tamanho de bolas de ping-pong. Já existem relatos de estragos. A janela de um apartamento no 4° andar de um prédio no Boa Vista foi quebrada pela força do gelo.

Escolas

Duas escolas da rede municipal de ensino suspenderam as aulas nessa quinta, devido aos transtornos causados pelo temporal. As atividades foram canceladas nas escolas Michel Khury e Rachel Mader Gonçalves, na Regional Cajuru. Equipes da prefeitura estão trabalhando nas unidades para possibilitar a volta das aulas.

Imóveis sem luz

O granizo que caiu foi suficiente pra ser o despertador de toda a vizinhança. Os raios demoravam poucos segundos entre si. Muitos bairros da cidade ficaram sem luz e também registraram alagamentos.

Segundo a Copel, que ainda faz o levantamento de todos os estragos causados pela chuva, Curitiba teve 41 mil unidades consumidoras sem energia. Na região metropolitana, são mais 9,5 mil imóveis sem luz, com destaque para Piraquara, com 2,7 mil, e Quatro Barras, com 1,2 mil unidades sem energia. A empresa garante que realiza ‘manobras’ na rede para isolar os locais afetados e restabelecer a energia nos imóveis.

Um dos bairros mais atingidos pela queda de energia foi o Campo Comprido. A região no entorno do terminal está sem luz, assim como o próprio terminal, e existem relatos de que uma placa caiu na Rua João Falarz.

Árvores caídas

Foram, ao todo, 118 pedidos de retiradas de árvores e galhos caídos registrados pela prefeitura. Árvores caíram em diversas vias de Curitiba, como nas ruas Brasílio Itiberê, no Rebouças, e na Silveira Neto, no Água Verde. De acordo com a prefeitura, sinaleiros dos cruzamentos da Avenida República Argentina também ficaram apagados pela falta de energia. Na esquina das ruas Major França Gomes com Professor Fábio de Souza, uma árvore caiu sobre uma casa e o cruzamento está fechado para o trânsito. No Seminário, ao menos duas árvores caíram na Rua Jaime Veiga, fechando totalmente a via.

No Centro, na esquina das avenidas Marechal Deodoro com Marechal Floriano Peixoto, a queda de uma árvore fecha parcialmente o cruzamento.

A porta de vidro de uma agência do Banco Itaú, na Avenida Victor Ferreira do Amaral, também foi destruída. Ainda não se sabe se foi em decorrência dos ventos fortes ou se foi um ato de vandalismo. Segundo testemunhas, a porta em questão costuma ficar “mais solta” e balança com ventos fortes. Nenhum funcionário do banco quis comentar o ocorrido.

Na Praça da Espanha, uma árvore caiu e é um dos focos do trabalho das equipes da prefeitura desde o começo da manhã. Com a queda, a árvore levou também a fiação e até um poste acabou arrancado, mas não afetou moradores.

A Rua Fernando Simas foi completamente bloqueada entre a Alameda Doutor Carlos e Carvalho e a Rua Saldanha Marinho. O trânsito só deve ser liberado quando a situação for completamente resolvida e  não há previsão.

Sou Anderson Barbosa, editor-chefe do Fala Pinhais Fale Comigo: barbosa@falapinhais.com Saiba mais sobre mim: www.facebook.com/BarbosaCWB

Continue lendo
Comercial
Clique aqui para Comentar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso Facebook

Caso de Policia12 meses ago

PCPR e PF prendem estudante acusado de abuso de crianças, em Foz do Iguaçu

A operação contou com um mandado de busca e apreensão. Por meio de diligências cibernéticas, a equipe policial identificou cerca de...

Beleza12 meses ago

Micropigmentação capilar bomba em 2023

Consolidada na Europa e Estados Unidos, a micropigmentação capilar começa a surgiu como uma forte tendência em 2022, no mercado...

Geral3 anos ago

Motociata com Bolsonaro no RS está marcada para o próximo sábado (10)

No próximo sábado, 10 de julho, está confirmado o passeio de moto com o presidente Jair Messias Bolsonaro em Porto...

Geral3 anos ago

Botão do Pânico gera 200 atendimentos e Estado amplia acesso a mulheres de mais cidades

Neste mês, uso do aplicativo foi ampliado para São José dos Pinhas, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do...

Geral3 anos ago

Polícia Civil conclui identificação de 99% das coletas no IML de Curitiba

Das 2.331 coletas de impressões digitais coletadas em cadáveres, 2.316 levaram à correta identificação dos corpos por esta forma de...

Geral3 anos ago

URGENTE: Lázaro Barbosa acaba de ser preso

Forças de Segurança acabam de anunciar prisão de Lázaro Barbosa. Governador Ronaldo Caiado destacou em primeira mão a prisão do...

Geral3 anos ago

Prefeito de Chapecó anuncia Motociata com Bolsonaro na próxima semana

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, recebeu nesta terça-feira a confirmação da vinda do presidente Jair Bolsonaro a Chapecó, no...

Geral3 anos ago

Já escutou falar em “manterrupting”?

Essa é uma nova expressão que corresponde à junção dos termos em inglês “man” (homem) e “interrupting” (interrompendo). Significa o...

ESTADO DO PARANÁ3 anos ago

Novo Decreto assinado pelo Gov Ratinho entra em vigor a partir de sexta-feira. Saiba mais!

Para reforçar as ações do novo decreto, governador Ratinho disponibilizará mais policiais, fiscalizações e blitzes.

Geral3 anos ago

Frio intenso e geadas podem romper hidrômetro e causar transtornos, alerta Sanepar

As baixas temperaturas favorecem o congelamento da água dentro dos canos, fazendo com que estourem. A proteção do hidrômetro pode ser...

Advertisement
Advertisement